SURDEZ

LARINGITE
5 de novembro de 2016
ZUMBIDO
5 de novembro de 2016

A surdez é uma condição que se manifesta com diferentes graus, desde perdas auditivas mais leves até a surdez profunda e, pode ocorrer em apenas um ouvido ou nos dois.
Normalmente, a diminuição da audição, conhecida por hipacusia, pode surgir devido a lesões nas diferentes parte do ouvido, podendo ser provocada pela presença de cera, após um AVC ou ser consequência de algumas doenças, como doença de Ménière ou meningite, por exemplo.
A surdez congênita, é aquela que é mais comum em recém-nascidos, podendo ser hereditária, causada pela mãe se esta tiver durante a gravidez doenças como rubéola ou toxoplasmose ou mesmo ser provocada por algum trauma no parto por exemplo e, normalmente leva a problemas no desenvolvimento da fala. Já a surdez adquirida é aquela que é provocada por algum fator, como otite ou ruído muito alto, por exemplo e, pode surgir em qualquer idade.
Além disso, a surdez neurosensorial, ocorre quando a perda de audição acontece devido a problemas na parte interna do ouvido ou no nervo auditivo, que liga o ouvido ao cérebro.
Com maior frequência a perda auditiva desenvolve-se em pessoas com mais de 65 anos de idade devido ao processo natural de envelhecimento, porém, existem outros fatores que agravam a perda de audição nos idosos como a presença de hipertensão, diabetes, dislipidemia, insuficiência renal e o uso de alguns remédios.

Causas de perda auditiva
Algumas das causas da diminuição da audição podem ser:
Cera no ouvido médio em grande quantidade;
Presença de líquido, como água, no ouvido médio;
Presença de um objeto pequeno dentro do ouvido, como massinha ou arroz, por exemplo;
Otosclerose, que é uma doença onde o estribo, que é um osso do ouvido, deixa de vibrar e o som não consegue passar;
Otite, na parte externa ou média do ouvido;
Efeito de alguns medicamentos como quimioterapia, diuréticos da alça ou aminoglisídeos;
Ruído excessivo, superior a 85 decibéis por longos períodos, como de máquinas industriais, música alta, armas ou foguetes por exemplo;
Traumatismo cranioencefálico ou AVC;
Doenças como esclerose múltipla, lúpus, doença de Peget ou doença de Ménière;
Síndromes como Alport ou Usher;
Tumor no ouvido ou tumores cerebrais que afetam a parte auditiva.
Além destas causas, alguns casos de surdez são transmitidos durante a gravidez como consequência do consumo de álcool e drogas, má nutrição da mãe, doenças, como diabetes, ou mesmo infecções que surgem durante a gestação, como sarampo, rubéola ou toxoplasmose. Saiba como identificar a perda auditiva em: Como saber se está perdendo audição.
Tratamento para surdez
Para avaliar o grau de perda auditiva é preciso fazer exames, como audiometria que é indicado pelo otorrinolaringologista, e que ajuda a definir a gravidade da diminuição auditiva.
O tratamento para a surdez depende da sua causa, no entanto, geralmente pode-se recorrer à aplicação de próteses auditivas ou implantação de aparelhos eletrônicos. Saiba mais em: Aparelho auditivo.
Em alguns casos, é possível realizar uma uma cirurgia ao ouvido, como a estapedectomia, para recuperar parte da audição perdida e, em alguns casos, para restabelecer a totalmente a audição, no entanto, depende do diagnóstico médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *