LARINGITE

ROUQUIDÃO
SURDEZ

Os sintomas da laringite geralmente incluem dor de garganta ao engolir e rouquidão. Esses e outros sintomas aparecem por causa da inflamação da laringe provocada por vírus ou bactérias, alergias ou inalação de substâncias tóxicas.
Os principais sintomas da laringite aguda são tosse seca e rouquidão, mas a laringite pode manifestar-se através de outros sintomas como:
Febre
Dificuldade para engolir
Dor de garganta
Coceira na garganta
Mal estar
Taquicardia
Perda da voz
Dificuldade para respirar
Os sintomas da laringite crônica são iguais aos da laringite aguda, mas demoram mais tempo a desaparecer, cerca de 2 semanas. Por outro lado, os sintomas da laringite alérgica, além dos sintomas apresentados, o paciente pode ter também espirros, coriza ou inchaço da laringe.
Os sintomas da laringite infantil são semelhantes aos sintomas da laringite viral, embora na criança o maior sinal de inflamação da laringe seja a presença de tosse seca, semelhante a latido de um cachorro, normalmente durante a noite. A rouquidão e a febre são também bastante comuns nas crianças com laringite.
Tratamento da laringite
O tratamento da laringite varia de acordo com a sua causa, mas o repouso da voz e inalação de vapores, como o vapor de camomila, proporcionam o alívio dos sintomas e ajuda a curar as áreas inflamadas. No caso da laringite ser provocada por reação alérgica pode-se usar anti-histamínicos, enquanto que para tratar a laringite bacteriana deve ser tomado antibiótico.